Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



José de Freitas | Mestre Zé Freitas | Bahia - 1926


Nascido na cidade de Macaquinhos (BA), em 29 de abril de 1926, Jose de Freitas começou a treinar capoeira em 1946 com Mestre Caiçara, que depois de algum tempo o apresentou para o inesquecível Mestre Waldemar Rodrigues da Paixão (o Poeta), virando assim seu discípulo.


Mestre Ze de Freitas foi um pioneiro da capoeira em São Paulo. Veio para terra da garoa ainda no final da década de 50, e começou suas atividades na capoeira (ainda proibida nessa época) num pequeno corredor de pensão de mais ou menos 3mt x 2mts, no bairro da Mooca.


Teve uma passagem no Clube CMTC, onde realmente deu-se inicio a trajetória da capoeira paulista. Junto com outros grandes mestres, onde originou-se a capoeira que vemos hoje no centro sudeste de São Paulo. Trajetória essa que levou o Mestre Zé de Freitas a outro rumo, que a olhos de outros capoeiristas a complexa.


Mestre Zé de Freitas formou capoeiristas que hoje também fazem parte da história de nossa capoeira como: Mestre Pinatti, Mestre Joel, Mestre Mello, Mestre Serginho e Mestre Dulcidio (que hoje junto com seus professores representam o grupo Associação de Lutas Unidas Capoeira, fundada pelo Mestre Zé de Freitas).


Sua ultima vinda à São Paulo foi em junho de 2007, para participação de documentário chamado Reunião dos 9, onde tentam resgatar a história da Capoeira Paulista. O mestre Zé de Freitas teve acompanhamento o tempo todo de seu eterno aluno e amigo Mestre Dulcidio. Mestre Zé de Freitas se encontra hoje em Alagoinhas com seus quase 90 anos, mas por problemas de saúde não está puxando treinos em sua academia.


Mestre Freitas também participou de novelas; trabalhou como segurança de Manoel da Nóbrega, o principal humorista da Praça da Alegria; foi um dos treinadores do jogador Pelé para o filme "A marcha de Chico Bondade", de 1972. Também em São Paulo fundou sua academia, a Associação de Lutas Unidas Capoeira Freitas, no bairro da Sapopemba, que hoje encontra-se na responsabilidade do seu eterno aluno e amigo Mestre Dulcidio.


Hoje, aos 88 anos, completados em abril, Mestre Zé de Freitas já não ensina por conta de problemas com a visão




Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Zé de Freitas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player