Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



José Valter Batista Santos | Mestre Valtinho | Sergipe 1957


Nome: JOSÉ VALTER BATISTA SANTOS

Data de Nascimento: 02/04/1957

Local: Estância - Sergipe, Brasil

Academia de Capoeira Mestre Valtinho da Senzala - Santos - SP



Chegou a Santos em meados de 1970, filho de Adolfo Santos e Joana Batista Santos, pai de cinco filhos Idylio, Junior, Karoline, Thiago e Rayza e avô de sete netos Brunna, Alicya, Brenda, Camile, Lukas, Bianca e Julia. Foi morar com seus irmãos mais velhos, sempre trabalhou para ajudar a família como serralheiro entrou em uma empresa de energia elétrica que ficou até se aposentar.


Iniciou na Capoeira em 1975 na Associação de Capoeira Senzala – Santos, formou-se em 1978 e Mestre de Capoeira em 1983 e em 1993 com a troca de graduação pela CBC recebe o cordão branco, fundou em 12/04/1983 e registrou em 12/11/1984 a Associação de Capoeira Valtinho da Senzala, em 1992 faz sua primeira viagem ao exterior para dar cursos nos EUA, em 10/11/1998 a Associação de Capoeira Valtinho da Senzala ADC onde junto com o Contramestre Idylio desenvolveram um trabalho social no Bairro do Jabaquara que apartir de 2002 teve uma parceria com a Prefeitura de Santos, em 2000 foi Técnico da Seleção Santista de Capoeira e ficou por vários anos ganhando títulos e promovendo o nome da cidade e em 2006 foi contratado pela Prefeitura de São Vicente para trabalhar com crianças.


Formado em uma das melhores épocas de capoeiristas da Baixada Santista, de um período onde capoeira era a atividade principal de suas vidas, Mestre Valtinho foi o 1ºContramestre do Mestre Sombra (Contramestre significava na Senzala fazer a vez do mestre na sua ausência e isso foi conquistado com muito respeito, dedicação e humildade ao meu mestre, diz Mestre Valtinho).


Mestre Valtinho destacou-se dos demais pelo seu estilo alongado de jogar e seu jogo acrobático, diz o mestre: "eu via aquela atleta de ginástica olímpica, Nadia Commaneshi, e dizia dá para fazer esses movimentos ou adaptar em uma roda durante o jogo e o e desenvolvimento do alongamento foi pelo motivo de eu possuir estatura baixa e ter que passar os movimentos perante o rosto dos alunos altos então me aperfeiçoei com muito sofrimento, mas atingi meu limite."


Seu momento marcante na Capoeira foi sua formatura de Mestre, quando alcançou seu maior objetivo. O aluno passa por várias fases até alcançar o título de mestre Cada ano ele tem a obrigação de aprender certa quantidade de movimentos e fundamentos da capoeira que é formada de jogo, música, instrumento, disciplina, história, tradição, idade mínima, tempo de capoeira, toques, cantos, pesquisas, entrevistas, educação, vestimentas, organização, expressão corporal, Misticismos, Política, Sociologia, Ética e Ancestralidade, Mestre Valtinho prima pelo aperfeiçoamento do aluno em sua máxima condição física mental e destreza que adquiri um conhecimento especializado sobre uma determinada área do conhecimento da Capoeira, a capoeira ensinada por mestre Valtinho visa à educação e a não violência. "Formamos pessoas para serem cidadãos. Não nos preocupamos em ensinar a brigar. Orientamos para que o aluno seja do bem".


"Capoeira é Vida" José Valter Batista Santos - Mestre Valtinho




Associação Desportiva de Capoeira Mestre Valtinho da Senzala
Santos - São Paulo - Brazil
Coodernador: Mestre Valtinho da Senzala




Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Valtinho

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player