Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Hélio Tabosa de Morais | Mestre Tabosa | Brasilia ND


Hélio Tabosa de Moraes, mais conhecido como Mestre Tabosa , iniciou sua vida profissional como bancário, mas abandonou para ser autônomo, seguindo sua profissão de talento e coração, a Educação.

Estudou todas as artes marciais, tais como, judô, sumô, esgrima, caratê entre outras. Formou os melhores Mestres de Capoeira, assim como os melhores professores de ginástica de Brasília.

Um atleta nato, que venceu tantas competições pelo Distrito Federal, assim como lutou contra a brutalidade entre gangs que imperou em 1992 e 93 em Brasília, já que sua conduta sempre foi em prol da defesa sem ataque, do controle emocional e psicológico, para vencer a si mesmo e não ao adversário.

Sua trajetória abrangeu também a Ginástica Estética um diferencial na área esportiva, notoriamente conhecido em Brasília.

Segue abaixo algumas contribuições relevantes ao esporte do Distrito Federal:

Em 1965 ingressou na capoeira; em 1965 implantou a capoeira na UNB; em 1974 Inaugurou a sua academia de capoeira. Recebeu o Berimbau de Ouro a maior honraria de um Mestre de capoeira; Participou como treinador no Campeonato Brasileiro realizado em São Paulo ; em 1978 apresentou aula sobre a capoeira na Escola Aliança Francesa; em 1981 recebeu a faixa preta do 1º Dan; em 1983 completou em 10º lugar o I Triatlon no Rio de Janeiro. Participou da Meia-Maratona Bradesco/Correio Braziliense/GDF-DF-DEFER; em 1984 participou do Curso de Ginástica Estética de Academia do Governo do Distrito Federal – Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação; em 1987 Participou do Short Triatlon Brasiliense; em 1988 cordenou do II ao XVII JEB´s na área da capoeira; em 1990 cordenou o 1º Projeto "Jogos Abertos de Brasília de Capoeira" .

Atuou como técnico dos primeiros campeonatos da Confederação Brasileira. Proferiu palestras sobre a capoeira. Aplicou vivência na Fundação da Paz. Participou do Encontro Mundial do Meio Ambiente e os 500 anos do Descobrimento da América; em 1991 foi jurado no "II Jogos Abertos" do DF. Formou com a graduação de Mestre a 1ª Mulher ; em 1992 participou de diversos simpósios de capoeira. Colaborou nas Diretrizes da Capoeira no Brasil . Representou o Brasil no "Encontro Mundial de Artes Marciais" – Alemanha. Foi palestrante do Geisport; apresentou de sua autoria o regulamento que regeu o JEB´s de Capoeira – "Roda de Capoeira Competitiva".

Proferiu palestra para professores do Programa Escola Comunidade – Ginástica nas Quadras. Gravou um CD tocando berimbau no "I Encontro de Corais Messiânicos". Manifestou-se defendendo o esporte e condenação de crimes. Manifestou-se pelo resgate da capoeira; em 1993 declarou-se contra o clímax da Brutalidade. Participou da Jornada Contra a Violência convidado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Apresentou uma aula sobre a capoeira na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes; em 1996 participou da Gravação do CD "Tantas Canções" de Muriel Tabb e Paulo André Tavares; em 1997 participou do filme "No Coração dos Deuses" da Aquarela Produções Culturais - Um filme de Geraldo Moraes - Roteiro longa-metragem sobre a saga dos bandeirantes. Parcipou do 114º Aniversário do Sonho-Visão de Dom Bosco com a peça "Brasília Paralelo 15º".

Recebeu o diploma de Honra ao Mérito de "Pioneiro na Divulgação da Capoeira no Distrito Federal" ; em 1998 disponibilizou na internet seu site como fonte de consulta para estudantes e amantes da capoeira, onde pode ser encontrado a historia sobre o tráfego negreiro, abolição dos escravos, herança africana e origem da capoeira e fotos e informações diversas de todos os grandes Mestres de Capoeira.

Mestre Tabosa É um dos pioneiros em Brasília. Renomado Mestre de Capoeira e reconhecido Professor de Ginástica Localizada. Tabosa também surpreende a todos com sua voz potente e canções de sua autoria. Cresceu em um ambiente musical, sofrendo influências de seu pai Herald Tabb e sua mãe Rejane Flávia Taboza, aluna de canto do Conservatório de Música de Belém do Pará. Tabosa possue Canções Gravadas no Cd da cantora Muriel Tabb em 2002, intitulado "Olhos D´Água". Hélio Tabosa dividiu o palco com Muriel Tabb e Tico de Moraes, mais uma vez, na Sala Cássia Eller – Funarte, assim como as Salas Villa Lobos e Martins Penna, do Teatro Nacional; Projeto Cultural da Biblioteca Demonstrativa de Brasília no Projeto da Bibliomúsica e Livraria Cultura.

Blogger do Mestre Tabosa

http://mestretabosa.blogspot.com.br/



Cds Lançados | Mestre Tabosa

cd 1

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Tabosa

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player