Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Jonas Rabelo | Mestre Russo de Caxias | Rio 1956


Jonas Rabelo, nascido em 22 setembro 1956. Inicia a aprendizagem em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, subúrbio do Rio de Janeiro, em 1968 com Idelfonso Ribeiro dos Santos «Crioulo».

De 1972 a 1975, torna-se aluno de mestre Barbosa na academia de gimnástica «Lider» em Duque de Caxias. Em 1973, Russo com alguns companheiros resolvem manter uma roda de capoeira cada domingo na rua na praça do Pacificador, centro do município de Duque de Caxias.

Esta iniciativa vai causar rixas com mestre Barbosa, adepto da capoeira esportiva, aderente ao sistema federal que condena a prática fora das salas de esporte, ainda mais sem uniformes nem cordas, que, na sua opinião, relembra por demais o passado marginal da capoeira.

No contrário, Russo e seus amigos preocupam-se de manter a capoeira dentro do meio popular de que ela brotou. Russo abandona a capoeira essportiva em 1975.

Enquanto alguns dos seus companheiros, ao redor de Pedro Trindade Moraes (mestre Moraes, fundador do GCAP) resolvem identificar-se à correnteza da Capoeira Angola, Russo prefere ficar sem rótulo. Qualquer um pode jogar dentro da «Roda Livre» de Caxias , desde que mantenha o respeito. Manter a integridade do jogo sempre foi o ideal dos organizadores da Roda Livre – uma ambição às vezes difícil de sustentar.

A « roda livre » de Caxias vai virar uma referência para a capoeira. Ela permanece cada semana deste aquela época com apenas uma interrupção nos anos 1990.

Na « roda livre » cada um fica com a sua personalidade e seu estilo. O que prezamos no primeiro golpe de vista em Russo é a sua ginga.



Outra Biografia Fonte:Clinica de Capoeira





Cds Lançados | Mestre Russo de Caxias

cd 1

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Russo de Caxias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player