Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Marcelo Azevedo Guimarães | Mestre Peixinho | Espirito Santos 1947 - 2011


Marcelo Azevedo Guimarães ,Mestre Peixinho nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1947.


Iniciou a capoeira em 1964, entrando para o grupo que veio a ser denominado Grupo senzala, em 1965, sendo um de seus fundadores. Participou do torneio berimbau de Ouro em 1967, 1968 e 1969.


Ministrou aulas de capoeira na UFRJ de 1973 a 1980, na UERJ de 1979 a 1983. Participou de exibições e shows no teatro Municipal (1971) e Sala Cecília Meireles (1969), Festival Internacional na Ilha de Reunion (1977), Projeto brasil em Preto e Branco, durante seis meses na Europa, em 1987, organizador dos primeiros encontros europeus de capoeira a partir de 1987 e dos Encontros Escandinavos de capoeira, a partir de 1990.


Mestre Peixinho coordenava um extenso grupo de professores que ensinam em diversas cidades brasileiras, européias e americanas do norte.


O Grupo senzala constituiu-se nos anos sessenta. Cresceu procurando aperfeiçoar-se por meio de contactos com outros capoeiristas, através do treinamento intensivo e na procura dos fundamentos com a "Velha Guarda da Capoeira", passando vários períodos em Salvador, Bahia.Foi em 1967, que o grupo à procura de outras experiências, se inscreveu no torneio "Berimbau de Ouro".


Para surpresa geral, venceu o torneio, e repetiu o feito por três anos consecutivos. Além de maturidade, ganhou o respeito e destaque nacionais ( Brasileiros ). Mais tarde, o grupo descentralizou-se, com seus membros ensinando em diferentes clubes, academias e universidades, e a reunir-se a quando da formação de novos 'Mestres" e graduação de alunos.Actualmente, está representado em todo o brasil e em muitos outros países e apesar de ter tido milhares de alunos durante esse período, formou pouco mais de dez "Mestres".


É esta exigêcia de qualidade e nível técnico, aliada à dedicação consciência dos valores históricos da capoeira que tem feito e mantido o nome "Senzala", como grande referência no brasil e em todo Mundo.

Infezlimente Mestre Peixinho partiu para o céu ao lado de Mestre Bimba para a grande roda da vida em 2011 deixando uma lacuna que jamais sera fechada dentro da capoeira e sua memoria sempre estara viva nas rodas de capoeira da vida..Axé Mestre Peixinho




Cds Lançados Grupo Senzala | Mestre Peixinho

cd 1

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Peixinho

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player