Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Pedro Feitosa | Mestre Pedro | Ceara - 1955


Mestre Pedro Feitosa, angoleiro formado pelo famoso Mestre Gato Preto (José Gabriel Góes), recebeu os cumprimentos dos amigos pela passagem de mais um aniversário. Nascido em 30 de janeiro de 1955, em Cedro / CE, Mestre Pedro Feitosa começou a praticar capoeira ainda criança no Ceará com um capoeirista nascido em Santo Amaro da Purificação (Bahia) chamado Zuza.


Mudou-se para Sorocaba no início dos anos 60. Nessa época não havia academia de capoeira na cidade mesmo assim continuava a jogar e pôr em prática com seus irmãos o que aprendera com Zuza. Retornou ao Ceará onde ficou por dois, anos seguiu para Bahia onde seus pais moraram e aproveitou para aumentar o seu aprendizado na capoeira.


Retornou a Sorocaba no início do ano de 1966 e ainda não existiam academias onde pudesse treinar a capoeira. Trabalhava nessa época como jornaleiro no Diário de Sorocaba e Cruzeiro do Sul; foi também Guarda Mirim fazendo serviços por toda a cidade.


No início dos anos 70 foi para São Paulo e lá morou na cidade Ademar na Zona Sul e trabalhava no centro da cidade como balconista em uma panificadora na Rua Cantareira. Depois, trabalhou na Alameda Santo Amaro (São Paulo) e nas folgas aos domingos ia para a Praça da República assistir e participar das rodas de capoeira onde conheceu alguns mestres: Mestre Ananias, Mestre Suassuna e Mestre Paulo Limão que tinha uma academia de capoeira Angola no Bairro do Socorro próximo ao seu local de trabalho. Quando sobrava algum tempo Mestre Pedro assistia às aulas.


Em uma de suas viagens a Bahia conheceu muitos mestres antigos da capoeira como: Mestre Gato Preto, Mestre João Pequeno, Mestre João Grande, Mestre Bobó, Mestre Gigante, Mestre Pelé, Mestre Curió, Mestre Mário Bom Cabrito, Mestre Gildo Alfinete e outros. Em 1976 viajou para Brasília e lá reencontrou Mestre Gato Preto e passou a aprender com ele a capoeira Angola dando continuidade a esse aprendizado em 1981 com a vinda de Mestre Gato a cidade de Sorocaba época em que foi formado por ele na capoeira Angola.


Seus pais moravam em Sorocaba e alguns de seus irmãos na Capital S.P, ficou ele assim dividido entre as duas cidades. Freqüentou a Academia de Capoeira Regional do Mestre João Ferreira, em São Paulo, no ano de 1978. Em 1977, Mestre Pedro Feitosa participou do grupo Nova Luanda em seguida junto com um aluno de Mestre Valdenor fundaram academia Netos de Luanda na rua Cônego Januário Barbosa atrás da Rodoviária. Recebeu convite para participar do grupo Cativeiro Capoeira com M.Miguel Machado que o formou professor de capoeira regional.


A partir daí abriu sua própria academia expandindo-se com o grupo Cativeiro por Sorocaba e toda região: São Roque, Mairinque, Ibiúna, Iperó e Itu; a capoeira então começou a ser divulgada através das apresentações que Mestre Pedro fazia por todas essas cidades. Em 1982, juntamente com o carnavalesco Luiz Gonzaga Rodrigues (Luizão), fundou o Bloco Carnavalesco Unidos do Cativeiro com o objetivo de divulgar a arte da capoeira para toda a população Sorocabana através dos desfiles que fazia.


Mestre Pedro fazia rodas de capoeira em alguns lugares da cidade, aos sábados na rua Barão do Rio Branco e aos domingos no Parque Quinzinho de Barros, e durante a semana fazia apresentações nas escolas. Durante o tempo que foi representante do grupo Cativeiro formou alguns professores como: Mestre Cuco, Mestre Jeová, Mestre Cupim, Mestre Jaime, Mestre China e professor Gastão, professor Chibiu, professor Edson (Bódão) e professor Valmir (Ralado).


Permaneceu nesse grupo ate 1993. Em 1994 fundou a Associação de Capoeira Liberdade, gravou seu primeiro CD com o Mestre Gato Preto da Bahia e também teve uma participação no CD dos Cantadores produzido pelo escritor e pesquisador Carlos Carvalho Cavalheiro e gravou seu segundo CD de capoeira Angola com Mestre Ananias.


No ano de 2001, Mestre Pedro se desvinculou do Grupo Liberdade deixando-o sob responsabilidade do Mestre Cupim. Fundou Associação de Capoeira Cultura Brasileira onde mantém seu trabalho ensinando a arte da capoeira nas escolas para crianças de toda faixa etária, dá aulas para adultos e crianças em sua residência a Rua Lins, 634, no J. Iguatemi (tel. 15-2281986) e todo o último domingo do mês promove roda na Praça Pio XII Santa Rosália.


Na foto: Mestre Gato Preto/BA & Pedro Feitosa. Texto enviado por Carlos Carvalho Cavalheiro em 2 de fevereiro de 2005


Fonte: Enciclopédia Sorocabana Web site: www.sorocaba.com.br/enciclopedia/ Autor: Enciclopédia Sorocabana





Cds Lançados | Mestre Pedro Feitosa

cd 1

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Sabu

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player