Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Norival Moreira de Oliveira | Mestre No | Bahia - 1945


Norival Moreira de Oliveira, mais conhecido pelo seu nome de Capoeira Mestre Nô, é Mestre em Capoeira Angola, fundador do Grupo Retintos, do Grupo Orixás da Bahia e de seu atual grupo, o Grupo de Capoeira Angola Palmares.

Fundador também da Associação Brasileira Cultural de Capoeira Palmares (ABCCP), organização dedicada a ensinar, promover e manter as tradições da Capoeira Angola no Brasil e no Mundo. Norival é também o atual Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Capoeira Angola (A.B.C.A.) [1], uma das mais respeitadas associações de Capoeira existentes.

Norival nasceu na vila de Coroa, Ilha de Itaparica, no dia 22 de Junho de 1945. Teve seu primeiro contato com a prática da Capoeira aos quatro anos, ensinado por seu avô.

Quando tinha sete anos sua família se transferiu para Massaranduba, bairro pobre na periferia de Salvador, onde se tornou aluno de Mestre Nilton, Mestre Zeca e Mestre pirrô. Estes mestres costumavam organizar rodas de rua reservadas apenas a mestres e frequentadas por mestres conhecidos, como Mestre Traíra e Mestre Waldemar.

Em um domingo, após anos de treinamento, Mestre Nilton convidou Norival a comprar o jogo, ou seja, entrar na roda para jogar. Desse dia em diante Norival passou a ser frequentemente convidado a participar das rodas reservadas.

Aos 20 anos, em 1965, Norival abriu a sua primeira academia de Capoeira Angola. Desde então se tornou uma figura importante e respeitada no ambiente da Capoeira baiana, não apenas por sua reconhecida habilidade, mas também por ser herdeiro de um estilo de Capoeira Angola de periferia, diferente dos estilos mais conhecidos no centro de Salvador.

Tendo ensinado milhares de alunos no mundo inteiro e formado dezenas de mestres(M.Braulio, M.Alabama, M.Dinelson, M.Túnico, M.Lincoln, M.Lázaro, M.Dunga,M.Beto Baraúna,M.Henrique, M.Sabiá e muitos outros), atualmente Mestre Nô continua ativo, ensinando Capoeira no Brasil e nos Estados Unidos. Mestre Nô também promove frequentemente aulas especiais na Europa e outras partes do mundo, ajudando mestres e professores de seu grupo, constantemente preocupado em manter a qualidade técnica e cultural de seu estilo de Capoeira.




Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre No

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player