Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Romualdo Rosário da Costa | Mestre Moa de Katende | Bahia 1954


Romualdo Rosário da Costa nasceu no bairro do Tororó em Salvador no dia 29 de Outubro de 1954. Sempre esteve muito ligado a cultura africana da Bahia e ainda criança, quando desfrutava dos seus 8 anos, iniciou-se no candomblé e na capoeira, desenvolvendo desde cedo os primeiros toques do tambor e seus primeiros movimentos de capoeira.


A "Academia Capoeira Angola 5 Estrelas" de Mestre Bobó se iniciou nos fundos de um quintal na casa do Senhor Mane Jegue em 26 de Dezembro de 1962, com mais de 40 alunos, entre crianças e adultos. Nesta época Salvador já era o berço de grandes mestres como Mestre Pastinha, Mestre Canjiquinha, Mestre Gato, Mestre Valdemar e Mestre Bimba. Porém aos 16 anos Môa do Katendê se afastou da capoeira angola e desenvolveu diversos trabalhos em grupos folclóricos, como o "Viva Bahia" e o "Katendê".


O desejo de disseminar seu trabalho com a cultura afro brasileira o levou a viajar para o Sul do país. Em 1984 foi para o Rio de Janeiro onde começou a ensinar a capoeira angola para não parar de treinar. De lá viajou para Porto Alegre e ajudou a implantar a dança afro no Rio Grande do Sul, até então desconhecida.


Então no dia 05 de Abril de 1987, Mestre Bobó formou sua primeira geração de capoeiristas: Mestre Môa do Katendê e Mestre Lua do Bobó. A partir daí, Mestre Môa começou a ensinar capoeira angola na"Academia de Capoeira Angola 5 Estrelas", na época no Espaço Clube de Regatas Vasco da Gama. Dava aulas também no terreiro de sua tia Ominbain.


O encanto da Bahia chamou, mais uma vez, Mestre Môa do Katendê. E retornando a sua terra, o Mestre iniciou em 1997, junto com outros Mestres de Capoeira, um projeto com 60 crianças na Associação Brasileira de Capoeira Angola.


Atualmente Mestre Môa do Katendê desenvolve diversos workshops e oficinas pelo Brasil e o mundo. Dissemina seus ensinamentos engrandecendo a arte e a cultura afro brasileira, mostrando que todas as suas manifestações estão e estarão sempre ligadas a uma mesma raiz.




Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Moa Katende

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player