Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



William Douglas Guimarães| Mestre Mão Branca | Minas Gerais 1960


William Douglas Guimarães,o Mestre Mão Branca, nasceu no dia 14 de abril de 1960 em Belo Horizonte/MG.

Esse apelido surgiu numa roda no Rio de Janeiro. Na época tinha acabado de surgir, no Rio, o justiceiro Mão Branca. Como estava frio ele colocou uma luva branca para jogar na roda. Aí o pessoal encarnou chamando-o de Mão Branca. E o apelido pegou. E lhe trouxe sorte.

Mão Branca começou a capoeira com Mestre Jacaré (Luís Mário Gabeira Jacaré) em Belo Horizonte. Na época ele tinha 16 anos e treinou com ele uns seis meses.

Teve que se mudar para o Rio de Janeiro e foi lá em Niterói que conheceu a Academia Negrinhos de Sinhá, do Mestre Gigante e começou a treinar com ele. Pegou o primeiro cordel, o verde, depois o verde-amarelo, depois o amarelo e o amarelo-azul. Voltou para Belo Horizonte para procurar emprego, e quando lá chegou a capoeira estava sendo jogada nas ruas.

Começou a dar aula no DCE da Universidade Católica por intermédio do Mestre Dunga. Trabalhava de dia e dava aula à noite.

E assim seu trabalho foi crescendo. Foi no Rio que se formou a professor pegando o cordel azul e no dia seguinte o cordel de contra-mestre. Mão Branca pegou o primeiro cordel de mestre (branco e verde) em 1985 e o segundo (branco e amarelo) em 1995, e o terceiro (branco e azul) em 2005.

Em 1992 é agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito Desportivo, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, foi fundador e presidente da Federação Mineira de Capoeira por 4 anos e também um dos fundadores da Confederação Brasileira de Capoeira.

Depois da morte do Mestre Gigante, o Grupo Negrinhos de Sinhá fica sem seu líder. Assim, três anos depois , Mão Branca decide fundar seu própio grupo batizando-o de "ECCAGE" (ESCOLA CULTURAL CAPOEIRA GERAIS).

Para homenagear Mestre Bimba funda sua escola no dia cinco de fevereiro de 1992, data de aniversário de morte do Mestre Bimba. Nesta data ele faz um evento, todos os anos, chamado "Grande roda Bimba não morreu".

O Grupo Capoeira Gerais firma-se hoje como um dos maiores e melhores trabalhos de capoeira no cenário desportivo e cultural no Brasil e exterior.

Com sua matriz em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem filiais espalhadas por todo Brasil e exterior. Algumas criações do Mestre Mão Branca: O cumprimento do grupo: Garra, União e Força.

Fonte: capoeirasuldabahia.com.br e Google Web




Cds Lançados do Grupo Capoeira Gerais | Mestre Mão Branca

cd 1 cd 2 cd 3

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Mão Branca

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player