Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Jelon Vieira | Mestre Jelon | Bahia 1953


Mestre Jelon Vieira è fundador do Capoeira Luanda juntamente com Contramestre Guerreiro e Contramestre Apache.. Nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, em 1953.

Aos 10 anos de idade começou a treinar Capoeira Angola, com o mestre Emérito e posteriormente com mestre Bobô. Em 1969 conheceu mestre Ezequiel com quem aprendeu Capoeira Regional ,tendo a honra de treinar na academia do mestre Bimba.

Em 1972 ingressou no "Viva Bahia", dirigido pela Professora Emilia Biancadi de Ferreira, ocasião em que também aprendeu as danças Folclóricas da Bahia. Em 1974, durante uma tournée de três meses do "Viva Brasil", viajou para a Europa com mestre João Grande, mas resolveu deixar a companhia, fixando-se em Paris ,e, em seguida, se mudou para Londres, com o objetivo de desenvolver um trabalho com a capoeira.

Em 1975 foi convidado para realizar um show nos Estados Unidos, e resolveu ficar em Nova Iorque. Seus primeiros trabalhos foram nas escolas públicas do Bronx aonde, pela primeira vez, conheceu o Break Dance . Em 1982 ingressou na "New York University" com o objetivo de aprimorar seu inglês. Em 1980 fundou a "The Capoeira Foundation, Inc." e em 1993 a "Fundação Ilé Bahia de Santo Antonio" no Texas, organizações que têm como objetivo a divulgação da cultura afro-brasileira nos Estados Unidos.

Teve como seus alunos: Pelé, Wesley Snipes e Eddie Murphy. EM 1993, após regressar ao Brasil, fundou o "Instituto de Artes Urbana da Bahia", sediado em Salvador, que visa realizar um trabalho de cunho social.

No momento, desenvolve essas atividades na Boca do Rio, Salvador e Encarnação de Salinas, Bahia. Como coreógrafo, Jelon colaborou com famosos compositores, entre eles: Marcelo Zarvos, Ramiro Musoto, Caetano Veloso, Tote Gira e Ciro Batista. Atualmente coordena o trabalho em duas Escolas Publicas a KIPP AMP Academy em Brooklyn, NY e a Hoggetowne Middle School, em Gainesville, FL., tendo a Capoeira como tema principal no currículo dos alunos. De 1982 a 1994 foi instrutor convidado no "Timothy Dwight College" na Universidade Yale, e de outros Colégios e Faculdades americanas, alem disso mestre Jelon foi convidado a participar de muitos programas de TV em diversas emissoras americanas, recebendo inúmeras condecorações, prêmios e bolsas.

No ano de 1990 entrou para o "Hall of Fame International" (corredor da fama) de Artes Marciais (ele foi um dos 20 mestres de artes marciais escolhido por Wesley Snipes para receber o titulo de "Mestres do Século 20" em 2000), e recebeu inúmeras condecorações, e prêmios e bolsas do National Endowment for the Arts, New York State Council for the Arts, New York Foundation for the Arts, Rockefeller Foundation, Meet the Composer International Project, Lila Wallace Read Digest Foundation, Jerome Foundation e do Prefeito de New York Rundolph Julian, que declarou 12 de junho de 1995 "Capoeira Day", para comemora os 20 anos de Capoeira nos EUA, incluindo uma citação da Commisioners Court of Tarrant County, Texas, e outra da Câmera dos Vereadores da Prefeitura de Cleaveland, Ohio.

Serviu em panéis do NEA e Dance Critics' Association e foi membro do Board of Trustee of Dance/USA. Também, no ano de 1990 entrou para o Hall of Fame International (corredor da fama) em Artes Marciais. Este ano recebeu o premio do Folk Culture to Life para realizar pesquisas sobre a Capoeira no Brasil, e foi indicado pra receber o premio "Tesouro Nacional dos EUA" (o segundo mais importante concedido pela Casa Branca).

Mestre Jelon será o segundo capoeirista a receber essa condecoração, sendo que o primeiro foi mestre João Grande. Finalmente pelo seu papel como proponente e mestre de uma forma de arte de importância única histórica e cultural, mestre Jelon foi incluído em vários textos de numerosos acadêmicos, entre outros Professores Robert Ferris Thompson da Universidade Yale, foi o tema de um documentário pelo cine astra e diretor Warrington Hudlin.. Em 1999 Jelon entrou no Hall of Fame da prefeitura de Nova York, tendo seu nome permanente no Museu da Cidade.

Fonte: Capoeira Luanda Italia..




Cds Lançados do Grupo Luanda | Mestre Jelon Vieira

cd 1

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Jelon Vieira

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player