Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Francisco de Assis | Mestre Gigante | Bahia 1921 - 2016


Francisco de Assis nasceu no interior de santo amaro na Bahia Mestre de capoeira da velha guarda da Bahia.

Francisco de Assis é conhecido na Roda de Capoeira Angola como Bigodinho, e na Roda de Capoeira Regional como Gigante e pelos mais antigos como Pequenininho.

Iniciou-se na Capoeira no Jardim Suspenso da Barra, com Mestre Cobrinha Verde e depois foi aluno de Mestre Pastinha. "Mudou de partido" quando foi para a academia de Mestre Bimba.

Parceiro de Menino Gordo (muitas vezes confundido com ele por ser muito pareceido) começou a ensinar no Seminário Central, passando depois para a sua Academia "Capoeira São Gonçalo", com sede à Rua Rodrigues Ferreira, 226, na Federação.

Frequentador assíduo das Rodas no Lar das Pombas (aos domingos) e na Barra, no Jardim Baiano, Mestre Bigodinho tem no rol de sua criação o toque de Berimbau chamado "Cinco Salomão", que como ele diz é para "jogo miudinho, em baixo, jogo miudinho no chão, só embaixo".

Além de ter participado do filme "Os Cangaceiros" e ser um exímio contador de "causos", Mestre Gigante, como bom e apaixonado seresteiro, não rejeita um bom violão para cantar e relembrar aventuras do passado Renomado tocador de berimbau, Mestre Gigante era mestre de ritmo da Academia de Mestre Pastinha e tocador oficial de berimbau de Mestre Bimba Fez parte de charangas dos mestres Canjiquinha, Waldemar e de muitos outros

Mestre Gigante aos 80 anos era um dos mais alegre do universo da capoeira que animava também citando causos e com tiradas inteligente E um grande mestres que através das prosas eram repassados profundos conhecimentos da história e fundamento da Capoeira..

Mestre Gigante infelizmente nos deixou recentemente aos 95 anos e foi para a morada do senhor na grande roda do Céu ao lado de Bimba e Pastinha Continuar os ensinamentos no firmamento..

Mestre Gigante - Bahia - 2016 +




Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Gigante

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player