Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Ezequiel Martins Marino | Mestre Ezequiel da Bahia | Bahia 1941 - 1997


Ezequiel Martins Marinho, Mestre Eziquiel da Bahia, o velho Zica, nasceu em São Gonçalo dos Campos (BA), no dia 18 de outubro de 1941.

Iniciou-se na Capoeira ainda menino, aprendendo-a de oitiva, coisa comum aos meninos de Salvador. Somente na década de 60, levado por Sacy aluno de Mestre Bimba, chegou ao Centro de Cultura Física Regional - CCFR - de onde não saiu mais, formando-se lenço azul do Mestre e um dos seus mais fiéis discípulos.

Foi por muito tempo da Polícia Militar Bahiana, onde iniciou sua carreira de Mestre de Capoeira ensinando no quartel dos dendenzeiros. Mais tarde, com a partida de Mestre Bimba para Goiânia (1972), assumiu, juntamente com Mestre Vermelho 27, a responsabilidade pela academia do antigo Mestre no Terreiro de Jesus (Salvador). Por fim, acabou por fundar seu próprio grupo, o Grupo Luanda, que funcionou até sua morte com sede no Bairro do Resgate (Cabula), próximo a sua casa.

Um dos maiores divulgadores da Capoeira pelo Brasil e pelo mundo, fez parte dos Grupos Folclóricos Olodum e Olodumaré, participando inclusive do Festival Internacional de Folclore, em Salta na Argentina. Com esses grupos obteve o primeiro lugar em dois anos consecutivos. Mais tarde, em Quito (Equador), sagrou-se também "Campeão de Folclore", recebendo o "Huminaua de Oro".

Como discípulo de Mestre Bimba é, juntamente com Mestre Itapoan, um dos maiores responsáveis pela disceminação da filosofia e dos conhecimentos de seu Mestre e da Capoeira Regional pelo mundo da Capoeira. Em especial, no Grupo Capoeira Gerais, essa dupla foi fundamental no preparo de todas as formaturas. Mestre Itapoan comandando a parte teórica e histórica da Regional, e o saudoso Mestre Eziquiel preparando os esquetes dos jogos de Iuna, Benguela e São Bento Grande, como também, das sequências e balões ensinados no CCFR.

A figura humilde, alegre e amiga de Mestre Eziquiel sempre foi uma porta aberta para qualquer pessoa interessada em aprender um pouco mais. No passado, a voz marcante, com um estilo único de interpretar, fez dele um dos maiores cantadores e compositores da Capoeira, enquanto, no presente, a saudade e o vazio deixados por sua partida o tornam uma das maiores presenças em nosso meio.

Ao Mestre Eziquiel, exemplo e amigo, toda saudade e agradecimento por tudo que me proporcionou e ensinou pela simples convivência. Que Deus lhe guarde em bom lugar!



Cds Lançados do Mestre | Mestre Ezequiel

cd 1 cd 2 cd 3 cd 4

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Ezequiel

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player