Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



José Cicero França da Silva | Mestre Cicero Tatu | Sergipe 1961


MEU NOME É JOSÉ CÍCERO FRANÇA DA SILVA. NASCI NA CIDADE DE NEÓPOLIS NO ESTADO DE SERGIPE NO DIA 06 DE ABRIL DE 1961.

COM UM ANO DE IDADE VIM COM MINHA MÃE PARA A CIDADE DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO, COMO MUITO MIGRANTES NORDESTINOS EM BUSCA DE DIAS MELHORES. ERA O GRANDE ÊXODO NORTE/NORDESTE PARA REGIÃO SUL DO PAÍS.

FUI CRIADO POR UM CASAL DE CLASSE MÉDIA/ALTA E SEM FILHOS, O QUE ME PROPORCIONOU UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA, PAUTADA PELO RESPEITO IRRESTRITO AOS MAIS VELHO, AOS BONS COSTUMES, INCENTIVO A LEITURA E APRECIAÇÃO DA MÚSICA, INDEPENDENTE DE TIPOS E TENDENCIAS, INCENTIVO E POSSIBILIDADES DE TER CONTATO COM VÁRIAS PRÁTICAS ESPORTIVAS, MAS O FUTEBOL FOI UMA PAIXÃO PRIMEIRA.

MEU PRIMEIRO CONTATO COM A CAPOEIRA FOI ASSISTINDO A UMA RODA NAS AREIAS DA PRAIA DE SÃO VICENTE. ERA UMA APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SANTISTA DE CAPOEIRA AREIA BRANCA DOS MESTRES CORISCO E BANDEIRA.

EM MAIO DE 1978 INGRESSEI NA CAPOEIRA E EXATAMENTE NA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA AREIA BRANCA. TINHA COMO PROFESSOR O DAVI QUE ERA FORMADO DO MESTRE CORISCO. TREINEI NA ASCAB ATÉ O FINAL DO ANO 1979, QUANDO ENTÃO ME TRANSFERI PARA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SENZALA DE SANTOS SOB A RESPONSABILIDADE DE MESTRE SOMBRA.

NA ASCAB DESCOBRI A CAPOEIRA E APRENDI A AMA-LA. NA SENZALA ME CONSCIENTIZEI DA SUA IMPORTÂNCIA, COM ELEMENTO FUNDAMENTAL DA MINHA IDENTIDADE, DA MINHA HISTORIA E A RESPONSABILIDADE PARA COM A MESMA.

EM 1982 ME FORMO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FISICA E EM JUNHO DE 1983 RECEBO A GRADUAÇÃO DE PROFESSOR DE CAPOEIRA DAS MÃOS DO MESTRE SOMBRA E TENHO A HONRA DE TER COMO PADRINHOS OS MESTRES: CANJIQUINHA, JOÃO PEQUENO, PAPO AMARELO, MELO E RAFAEL (FILHO DO MESTRE COBRINHA-VERDE). EM 1985,DEPOIS DE PASSAR UNS TEMPOS DANDO AULA NA ACADEMIA MOVIMENTOS DO MESTRE PARADA, E POR INSISTÊNCIA DE MAURICIO RATTO,PASSO A DAR AULAS NO FUNDO DO QUINTAL DA MINHA CASA, SITUADA NA AV.EPITÁCIO PESSOA, NO BAIRRO DO EMBARÉ EM SANTOS.

O QUE ERA UM LANCE DESCOMPROMISSADO,FOI CRESCENDO E AINDA SOB A INSISTÊNCIA DE MAURICIO,RESOLVEMOS PROCURAR UM LUGAR MAIS APROPRIADO PARA OS TREINOS. EU E MAURICIO ENCONTRAMOS UMA SALA NUM CONJUNTO COMERCIAL NA AV.PEDRO LESSA ESQUINA COM RUA SÃO JOSÉ,ALUGAMOS E TRANSFERIMOS A GALERA DO FUNDO QUINTAL PARA A NOVA ACADEMIA.

PRECIASÁVAMOS DE UM NOME PARA A CAPOEIRA E FOI ASSIM QUE VOLTANDO DE UMA FESTA NA ILHA PORCHAT(SÃO VICENTE) NUMA MADRUGADA DE SÁBADO QUE EU ADORMECI NO SOFÁ DA SALA DA MINHA CASA,COM A TV LIGADA. DE REPENTE ESCUTO UMA VOZ:"JORGE, JORGE, SE ATIRA". ABRO OS OLHOS E VEJO QUE O SOM VINHA DA TV. ME DEPARO COM A CENA DE UM HOMEM SE ATIRANDO DE UMA CACHOEIRA E SENDO SALVO POR ÍNDIO E SEGUE O SEGUINTE DIALOGO.

- EU SOU O CABOCLO 7 CACHOEIRA. SEU OGUM QUER JOGAR CAPOEIRA COM TU. - ONDE? - EM ARUANDA. ERA UMA CENA DO FILME "CORDÃO DE OURO", DO CINEASTA CARLOS FONTOURA,PROTAGONIZADO POR NESTOR CAPOEIRA,ZEZÉ MOTA,JOFRE SOARES E MESTRE CAMISA. EU CORPO SE ARREPIOU INTEIRO,MAS NÃO TIVE MEDO.ESTAVA ESCURO,MAS NÃO CONSEGUIA TIRAR OS OLHOS DA TV. EM SEGUIDA OS DOIS PERSONAGENS CHEGAM EM ARUANDA E HA UMA VOZ QUE VAI NARRANDO O QUE É ARUANDA. O NOME DA MINHA CAPOEIRA TINHA ME ENCONTRADO E FOI ASSIM QUE EM MARÇO DE 1985 É FUNDADA A ESCOLA DE CAPOEIRA ARUANDA.

HOJE SÃO QUASE 25 ANOS DE ARUANDA E NESSES ANOS TODOS ELA FOI SE MODIFICANDO. DE ESCOLA DE CAPOEIRA ARUANDA PARA ACADEMIA ARUANDA, ACADEMIA DE CAPOEIRA ARUANDA,CENTRO CULTURAL ARUANDA E HOJE CAPOEIRA ARUANDA. CADA MUDANÇA DE COMPLEMENTO NA NOMENCLATURA REPRESENTA UM MOMENTO DISTINTO DE VER,SENTIR E FAZER A CAPOEIRA,LÓGICO QUE TUDO ISSO PAUTADO POR MUITOS ERROS,MUITAS BUSCAS,ATÉ ACHAR O CAMINHO QUE TRILHAMOS HOJE,CIENTES QUE A BUSCA PELO CONHECIMENTO É INFINITA.

A CAPOEIRA ARUANDA CONSEGUIU TER UM NOME DE RESPEITO PERANTE A COMUNIDADE CAPOEIRISTA DA BAIXADA SANTISTA, COM UM TRABALHO SIMPLES, HUMILDE E ACIMA DE TUDO TRANSPARENTE EM SUAS ATITUDES. TEM UMA MANEIRA PRÓPRIA DE CONDUZIR, SE SERVIR E SERVIR A CAPOEIRA. COISAS QUE SÓ QUEM É DE ARUANDA PODE ENTENDER.

ESCOLA DE CAPOEIRA ARUANDA EM 1985, ESSE ERA O NOME QUE MAIS SE APROXIMAVA AO MEU MOMENTO CAPOEIRA. TENHO CONSCIÊNCIA QUE O APRENDIZADO É CONSTANTE E INESGOTÁVEL SÃO OS ENSINAMENTOS, MAS AQUELE MOMENTO ERA DE CONSTRUIR,RECONSTRUIR,APRENDER A ENSINAR. A SALINHA DA ESCOLA DE CAPOEIRA ARUANDA, ERA MINUSCULA. LEMBRANDO HOJE, NEM SEI COMO CABIA TANTA GENTE, MAS OS "TREINOS" ERAM MUITO BONS. A GALERA ERA ASSÍDUA E ME INCENTIVAVA A MELHORAR CADA VEZ MAIS AS AULAS. TÍNHAMOS UM GRUPO MUITO UNIDO E FORTE. PRA LÁ FORAM AQUELES QUE COMEÇARAM NO FUNDO DO QUINTAL DA MINHA CASA:

MAURICIO RATTO, AFFONSO ALVAREZ, ALVARO MIÚDO, OS IRMÃOS RICARDO(RÍ) E LEONARDO MOREIRA(LÉO), MURILO (IRMÃO DO MAURICIO), GUÉ DA NATURAL ART,SÉRGIO PORTUGUÊS, CELSO FILLETI,ZEZINHO FERNANDES, MARCOS CESAR(MY GIRL), DANIEL ROMÃO, DUDA MENDES. POR INTERMÉDIO DO MAURICIO RATTO, CHEGARAM MAIS ALUNOS,A MAIORIA DO CONDE DO MAR(POINT DA GALERA DA PRAIA DE SANTOS):WLADIMIR DINIZ(SIRÍ),ABIMAEL(RUMENIGUE),MAURICIO TURQUINHO,JOSÉ RICARDO (RICO) E OUTROS.

A NOITE TREINAVA UMA GALERA DO CANAL 6: INDINHO,HERCULES,JEAN,JAIR,CLEMILSON,TRAPA,MORENO E CHINA DO 6. A TARDE TREINAVA A GALERA DO CANAL 3, TIJOLO, KLEBER, AFONSO, PAULA, HELENA E MAIS OUTROS QUE A MEMÓRIA JÁ NÃO ALCANÇA MAIS. UMA CARACTERÍSTICA INTERESSANTE DA ESCOLA ARUANDA, ERA CONGREGAR NUM MESMO ESPAÇO, GALERAS DIFERENTES, E QUE EM OUTROS MOMENTOS SERIA IMPOSSÍVEL DE SE INTEGRAR, DEVIDO AS "RIXAS" PRÓPRIAS DA IDADE E DO LOCAL ONDE MORAVAM OU "PEGAVAM PRAIA". A CONVIVÊNCIA ERA PACÍFICA E SERVIU PARA ESTREITAR LAÇOS DE AMIZADE QUE ATÉ ENTÃO PARECIA IMPOSSÍVEL DE ACONTECER.

FOI UMA FASE DE MUITO APRENDIZADO ESSA DA "ESCOLA DE CAPOEIRA ARUANDA" A FASE SEGUINTE, FOI A "ACADEMIA ARUANDA" GINÁSTICA E CAPOEIRA. A DEBORAH, IRMÃ DO MAURICIO RATTO, ESTAVA RECÉM FORMADA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, E COMO FREQUENTAVA A CAPOEIRA ALGUMAS VEZES, FEZ O CONVITE PARA QUE AS DUAS MODALIDADES, GINÁSTICA E CAPOEIRA SE FUNDISSEM. COMO NO PRÉDIO AO LADO TINHAM ACABADO DE CONSTRUIR UMAS SALAS AMPLAS, O CONVITE FOI ACEITO , E ASSIM SURGIU A ACADEMIA ARUANDA - GINÁSTICA E CAPOEIRA - DIREÇÃO, PROF. CICERO FRANÇA E DÉBORAH RODRIGUES. 1986. FOI UMA ÉPOCA DE AULAS DE CAPOEIRA MUITO PESADAS, TANTO NA PREPARAÇÃO FÍSICA, COMO NA CAPOEIRA PROPRIAMENTE DITA(RODA).

AS RODAS NA ACADEMIA ARUANDA ERAM FREQUENTADAS POR OUTROS CAPOEIRISTAS E NÃO RARAMENTE A COISA DESANDAVA PRA CAPOEIRA "A VERA". NESSA ÉPOCA CHEGARAM PARA TREINAR OS MENINOS DA RUA SÃO JOSÉ: RICARDO DO ESPIRITO SANTO (HOJE MESTRE RICARDO DO CANTO E MAGIA) CLAUDINEI(KALUNGA),UBIRATAN(FUBÁ) DA P4 FABER NEIVA(LALO)ALEXANDRE DE LA CASA(PROF. XAN). DO CONDE DO MAR: SIRÍ,TURQUINHO,RUMENIG E MAIS UMA GALERA LOCAL. DO CANAL 7 VALDEMAR ESÓTICO (VALVAL , JÁ FALECIDO)RENATO(MESTRE RENATO DA BRINQUEDO DE ANGOLA). POR ESSA ÉPOCA FICOU RADICADO EM SANTOS O MESTRE RICARDO (FALECIDO),VINDO DO RIO DE JANEIRO,DO GRUPO VOLTA AO MUNDO. MESTRE RICARDO MORAVA NA RUA SÃO JOSÉ, PERTO DA ACADEMIA ARUANDA, E ERA FREQUENTADOR ASSÍDUO DOS TREINOS E RODAS.

GOSTAVA DE UMA PANCADARIA E CANTAVA BEM NAS RODAS. FOI MUITO BEM RECEBIDO NO PERÍODO EM QUE ESTEVE POR LÁ. AS TURMAS ERAM BEM CHEIAS, AS AULAS FLUIAM MUITO BEM, FOI UM MOMENTO DE MUITO SUOR,MUITA ENERGIA,MAS AINDA UM PROCESSO DE BUSCA DE ALGO A MAIS NA CAPOEIRA. NO FINAL DO ANO DE 1988 AS COISAS JÁ NÃO CORRIAM COMO DEVIAM E A SOCIEDADE FOI DESFEITA. A ACADEMIA ARUANDA CONTINUAVA COM A GINÁSTICA, MAS SEM A CAPOEIRA E SEM O PROFESSOR CÍCERO. A CAPOEIRA DA ARUANDA PREPARAVA-SE PARA UMA OUTRA FASE...

Fonte :Grupo Canto e Magia visite o site do mestre e veja mais sobre o seu projeto e sua filosofia de ensinamentos na capoeira...




Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Cicero Tatu

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player