Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Antonio Carlos Morais | Mestre Caiçara | Bahia 1924 - 1997


Nascido no dia 08 de maio de 1924, em Cachoeira de São Félix, Antonio Carlos Moraes, mais conhecido como Mestre Caiçara estaria completando hoje, caso ainda fosse vivo, 85 anos de idade.

Caiçara foi um dos grandes Mestres de Capoeira Angola, tendo inclusive, gravado um LP de músicas de Capoeira e samba, que tem como título Academia de Capoeira de Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara.

André Lacér, em seu livro A Volta do Mundo da Capoeira nos conta que "longas décadas atrás, preocupado com os crescentes pedidos para comparar a Capoeira com as demais lutas", ele aproveitou uma de suas visitas a Salvador e passou o problema para o Mestre Caiçara, que, muito inteligentemente disse-lhe: "Cada qual no seu cada qual".

Diz Lacé, ainda, que em outro momento, em São Paulo, ocorreu uma situação ainda melhor: Mestre Caiçara, convidado por um ex-aluno para dar uma "volta do mundo", notou que o "garoto estava jogando com um certo atrevimento"; foi o que bastou para o mestre dar uma cabeceira (cabeçada) desconcertante, jogando seu ex-díscipulo fora da roda e aproveitando, mais uma vez, para professorar: "Roupa de homem não dá em menino; esses meninos de hoje, mal sabem soletrar já pensam que sabem ler".

Mestre Caiçara morreu no dia 26 de agosto de 1997 e deixou mais um vazio na história de nossa capoeiragem. "Roupa de homem não dá em menino"

Antônio Conceição Moraes, quem já não ouviu falar do famoso Mestre Caiçara da Bahia? Cantador de primeira qualidade, contador de muitos casos e estórias da Capoeira, tem sempre uma boa reza para oferecer aos seus camaradas e por certo, aos não camaradas também.

Figura muito conhecida das Festas de Largo de Salvador, Mestre Caiçara sempre está presente em qualquer festejo popular, portanto em sua camisa as cores vermelho e verde, promovendo sempre a sua Academia Angola São Jorge dos irmãos Unidos do Mestre Caiçara, cujo o nome também é o título de seu primeiro disco fonográfico gravado pela AMC, São Paulo, e encontrado ainda nas lojas de disco.

Defensor radical das tradições africanas é sempre bom receber em Nagâ, Ketu, Gêge e Angola, suas bençãos e ouvir sua opinião sobre os grandes Capoeiras do passado e suas considerações sobre a Capoeira de hoje.

Todas as tardes ele se encontrava no terreiro de Jesus confabulando, vendendo seu peixe e gingando, mas no dia 28 de agosto de 1997, ele nos deixou com sua arte e magia.



Cds Academia São Jorge | Mestre Caiçara

cd 1

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Caiçara

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player