Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Antonio Carlos de Menezes | Mestre Burgues | Sergipe 1955


Antonio Carlos de Menezes é um capoeirista brasileiro, nascido em Laranjeiras, no estado de Sergipe.


Com três meses de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Teve o seu primeiro contato com a capoeira aos doze anos de idade, quando cursava a 6ª série no colégio Evangélico em Ramos ao lado da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.


Jogava muita bola por ali, e havia um capoeirista chamado China, que sempre encrencava, e batia em todos. Então, um dia, resolveu treinar capoeira, para não apanhar mais do China, e de mais ninguém.


O primeiro mestre, foi um exemplar do livro Capoeira sem Mestre, comprado pelo amigo Nelson, e juntos começaram a treinar os primeiros movimentos, no morro do Alemão (Ramos - RJ), local onde Nelson morava. Passado algum tempo, tomaram o gosto pela arte, e começaram a assistir as rodas do mestre Mintirinha, logo de início identificaram-se com o estilo de luta de seu irmão, Paulão, que iniciava suas aulas com o mestre Silas no clube do Bolinha.


Como não tinham dinheiro para pagar a academia, juntaram cobre, chumbo, garrafas velhas, jornal, e venderam, conseguindo juntar dinheiro suficiente para pagar 3 meses de aula antecipados. Como isso era raro na época, Paulão e Silas pensaram que os meninos eram ricos dando assim o apelido de Conde e Burguês. Mais tarde, o amigo Conde acabou afastando-se da capoeira.


Mestre Burguês, depois de passar por muitas dificuldades, como frio, fome, dificuldades financeiras, preconceito e discriminação, conseguiu superar vários obstáculos e aos poucos instalar e fixar o Grupo Muzenza no sul do Brasil.


Fundou a Federação Paranaense de Capoeira em 1985, foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Capoeira em 1992, fundou e é o presidente da Superliga Brasileira de Capoeira em 1998, publicou o livro O estudo da Capoeira, em 1978; publicou o livro Cânticos da Capoeira em 1982. Tem 19 CDs de capoeira editados, sendo um deles gravado no Canadá.


Em 1995, criou um jornal com a finalidade de resgatar a tradição da capoeira e ajudar todos os capoeiristas, e ministrou cursos em mais de 23 países. É o actual presidente do grupo Muzenza, sendo o grupo Muzenza um dos maiores do mundo.



O Grupo Muzenza de Capoeira, foi fundado em 5 de maio de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como seu fundador, Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), oriundo do grupo Capoarte de Obaluaê, do Mestre Mintirinha (Luís Américo da Silva).

Em outubro de 1975, chega a Curitiba - Paraná - Mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio de Janeiro, decide fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no Sul do Brasil, implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras.

Mais de 15.000 alunos, já passaram pelo Grupo Muzenza de Curitiba, e hoje o Grupo se faz presente em 26 estados brasileiros, e 25 países, buscando sempre os fundamentos e as raízes da capoeira através de muita pesquisa.

Desde 1975, o Grupo passou a ser presidido pelo Mestre Burguês, o qual tem sua matriz na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 148 - 1° andar, Centro - Curitiba - Paraná - Brasil. "Capoeira é capoeira" para que você possa entender melhor essa definição deve vivê-la. "Mestre Burguês"




Cds Lançados do Grupo Muzenza | Mestre Burgues

Muzenza Vol 1 e v2 Muzenza Vol 3 e 4 Muzenza Vol 21 Brasil Canada
Muzenza Vol 17 O Melhor da.. Muzenza Vol 5 Muzenza Vol 6
Muzenza Vol 7 MKuzenza Vol 8 Muzenza Vol 9 Muzenza Vol 10
Muzenza Vol 11 MKuzenza Vol 12 Muzenza Vol 13 Muzenza Vol 15
Muzenza Vol 18 MKuzenza Vol 19 Muzenza Vol 20 Muzenza Vol 22

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site


Video Mestre Burgues

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player