Whatsapp 13 99208-1607 | Mail: dpantunes@danielpenteado.com.br



Ubirajara Guimarães Almeida | Mestre Acordeon | Bahia - 1943


Ubirajara (Bira) Guimarães Almeida (nascido em 1943), mais conhecido como Mestre Acordeon, é natural de Salvador, Bahia, Brasil, e um mestre da arte popular brasileira conhecido como Capoeira.

Sua reputação internacional como um professor respeitado, performer, músico, organizador e autor é construído sobre 50 anos de prática ativa, bem como a pesquisa sobre as origens, tradições, conotações políticas, e as tendências contemporâneas de Capoeira. Mestre Acordeon tem viajado extensivamente promover a Capoeira fora do Brasil.

Acordeon foi aluno do lendário Mestre Bimba na década de 1950 e começou a ensinar Capoeira em 1960. Ele fundou o Grupo Folclórico da Bahia em 1966 que realizou o show Vem Camará: Histórias de Capoeira no Teatro Jovem, no Rio de Janeiro.

O show apresentou uma abordagem para a Capoeira que influenciou uma nova geração de capoeiristas jovens e afirmou o conceito de grupo de Capoeira e de hoje capoeira regional. Ele ganhou três títulos em campeonatos nacionais capoeira na década de 1970, antes de vir para os Estados Unidos no final de 1978. [Carece de fontes?] Acordeon Capoeira introduzido na Costa Oeste no início de 1979 e atualmente mantém a United Capoeira Association (UCA) com vários Escolas Associadas.

Ele também criou a Capoeira Arts Foundation, em Berkeley, Califórnia, que patrocina UCA ea Kirimurê Projeto, um programa social para crianças no bairro de Itapoã, em Salvador, Bahia, Brasil. Acordeon gravou 9 CDs, 3 DVDs produzidos, e é autor de artigos de revistas e livros sobre Capoeira, incluindo Agua de Beber, Camará: Um bate Papo de Capoeira, [3] e da Capoeira Artes Café:. Uma Academia de Capoeira [ 4] O seu livro Capoeira: Uma Forma de Arte Brasileira, [1] foi o livro Capoeira primeiro em Inglês.

Ele recebeu homenagens em apoio da sua prática, ensino e pesquisa da Capoeira. Entre eles, no outono de 1994, ele tornou-se o "artista" primeiro a receber o Professorship Tinker visitante na University of Wisconsin-Madison. [5] Em 2008, em reconhecimento de seus trinta anos de trabalho contínuo na Costa Oeste, a cidade de Berkeley proclamou 18 outubro como Dia Mestre Acordeon [6].

Mestre Acordeon passa muito do seu tempo a viajar pelo mundo ensinando Capoeira. A partir de 17 fevereiro - 20 fevereiro, ele estava no México cortesia Cidade do grupo Capoeira Longe do Mar, inaugurando o novo estúdio.

Ele viajou para o Reino Unido no dia 11 à 13 de março de 2011 para ensinar na Reunião de Primavera Cordão de Ouro, em Liverpool, que era dirigida por Contra Mestre Parente da Cordão de Ouro North West Reino Unido. Ele então entregou workshops masterclass na segunda Cordão de Ouro de Birmingham Festival Internacional de Capoeira e Batizado de 18 a 20 março de 2011.

Ubirajara Almeida, Mestre Acordeon, é, sem dúvida, uma das personalidades mais marcantes no mundo da Capoeira.

Aluno do legendário Mestre Bimba, várias vezes campeão nos anos 70, criador de um dos primeiros grupos a apresentar espetáculos de Capoeira nos palcos do Brasil (Grupo Folclórico da Bahia), ex-professor de administração de empresas, vive hoje exclusivamente de Capoeira nos Estados Unidos.

É autor de vários livros, artigos em revistas e CDs.

Foi um dos pioneiros da Capoeira em São Paulo. Em 1968, em parceria com Ayrton Neves Moura, mestre Onça, fundou na rua Augusta a academia K-poeira, um dos melhores centros de prática e ensino da arte-luta em São Paulo.

Atualmente, mantém uma escola com mais de 300 alunos, em parceria com Cássio Martinho (mestre Rã), em Berkeley (EUA). Exímio jogador de Capoeira, dono de grande simpatia e fluência verbal que o fazer ser uma companhia das mais agradáveis e frutíferas em todo o universo da Capoeira.




Cds Lançados do Mestre Acordeon | Mestre Acordeon

cd 1 cd 2 cd 3 cd 4
cd 5 cd 6 cd 7 cd 8
cd 9 cd 10

Todas as Fontes Internet

Volta a Biografia

Volta ao Topo



Comentários e Sugestões

foxyform
Pesquisar No Site

Video Mestre Acordeon

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player